Pesquisar em "Ferino, Mas Doce!!!"

Powered By Blogger

terça-feira, 13 de julho de 2010

Palestra: "O Mito da Caverna de Platão e o Movimento Espírita"



O Mito da Caverna de Platão e o Movimento Espírita

Data:
segunda, 19 de julho de 2010
Hora:
20:00 - 21:30
Localização:
Congregação Espírita Maria Benta
Rua:
Rua Vieira Portuense, 341 - Jabaquara - 04347-080 (perto da estação Jabaquara do metrô) - (011) 5012-4474
Cidade:
São Paulo, Brazil

Descrição 

Palestra de Sylvio Montenegro.

Platão descreve como uma determinada comunidade, que durante várias gerações viveu enclausurada numa caverna, tendo como única forma de contato com o mundo exterior os fachos de luz oriundos de fora refletidos nas paredes da caverna.

Durante anos, o estudo dessas sombras baseou todo o conhecimento e cultura desse povo, até que uma pessoa menos adaptável resolveu sair da caverna, explorar o mundo, e voltar para contar o que aprendeu.

Faço um paralelo disso com o movimento espírita.

Esta palestra nasceu de um trabalho de pós-graduação sobre "as imagens das instituições", de como empresas, associações etc. acabam por se tornarem escravas de formas consagradas de pensamentos, perdendo o rumo da evolução.

Sobre o palestrante:

Sylvio Montenegro - 46 anos - divorciado - dois filhos
Jornalista, com atuação especializada na crônica esportiva e, atualmente, assessor de imprensa da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.

Espírita há 30 anos, sendo todos dentro da Seara Bendita - Instituição Espírita, onde é expositor dos Cursos Básico e de Educação Mediúnica, além de cursos específicos para crianças, adolescentes e jovens.

Foi diretor da Área de Infância e Juventude da Seara por quatro anos e vice-diretor por outros oito anos.



3 comentários:

  1. Divulgando na Revista Reciclar Já!
    http://www.revistareciclar-ja.com/news/%20%20palestra%20%20%20%22o%20mito%20da%20caverna%20de%20plat%C3%A3o%20e%20o%20movimento%20espirita%22/
    Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. nos dias de hoje, identifico as pessoas diante da televisão, ligados ao bid brother brasil, novelas, como tambem conectados na internet ORKUT.estas pessoas encontram-se em cavernas subterrqanea onde se encontra aprisionados, acorrentados pelas pernase pelo pescoço, estão impedidos de plhar para trás e para o nado, e tampouco podem se mexer. so ´podem olhar para frente do monitor em busca ilusões, praseres e um verdadeiro mundo de sonhos. são pessoas que vivem adormecidas no mundo real perdendo seu tempo, fugindo sempre da realidade, palco de fofoca, sedução, intimidades alheias e de solidão.estas pesoas quando se desligam o munitor voltam a realidade como mfossem libertados e tivessem que ncarar o mundo exterior, a dor nos olhos causada pela luz excessiva, a perplexidade perante uma realidade desconhecida, a confusão ao descobrir que o que antes pensavam ser real era mera ilusão.
    É precisosair da caverna e buscarem a verdadeir luz. O homem que se liberta, contempla o sol da verdade.
    que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Caro "Anônimo", obrigado pelo comentário, mas não esqueça de se identificar na próxima vez, tá legal? Um abraço.

    ResponderExcluir