Pesquisar em "Ferino, Mas Doce!!!"

Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

"Ver emergir o monstro da lagoa"

Da série "Deixa eu ver se entendi":

Alguns artistas (ídolos meus inclusive) defendem o fim da liberdade de expressão em favor do direito à privacidade.

Até aí, tudo bem, cada um defende o que bem entende, faz parte da liberdade de expressão.

Mas, ao se equivocar, dizendo que o biógrafo e autor de "Roberto Carlos em detalhes", Paulo Cesar de Araújo, não lhe havia entrevistado para a obra, apesar de citá-lo como fonte, Chico Buarque de Hollanda não teria exercido o mesmo direito (garantido pela Constituição Federal) de "falar o que bem entende", mesmo que "equivocadamente"?

Na balança de Direitos e Deveres, o historiador não poderia requerer à Justiça algum tipo de compensação (civil e/ou pecuniária) do autor de "Cálice"?

Acredito que, em homenagem a tudo que Chico representa, Araújo prefere, democraticamente, aceitar as desculpas daquele que escreveu:

"Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada, prá a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa"

Gosto da Democracia por isso: nela, podemos até pregar uma Ditadura; mesmo que seja pequena e, em minha opinião, também equivocada.

Afinal, todos nos equivocamos.

7 comentários:

  1. Realmente muito interessante essa questão. Por um lado temos os artistas que não querem ver sua biografia revelada e/ou comercializada por outrem. Defendem que têm o direito de interferir e auferir sobre os que sobre eles se escreve. No canto oposto temos os biógrafos, ávidos por escrever sobre pessoas famosas/notáveis, para eternizar suas passagens por essa vida terrena, mas cobrando sobre isso e, fazendo disso, um meio de sobreviver. Com quem está a razão? Existe um lado certo? Afasta de mim este cálice...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, mas prefiro, sempre, que os autores se identifiquem. Se não tiver como postar com um perfil, pelo menos nome e sobrenome. Abraços.

      Excluir
    2. Sylvio, tentei me identificar mas não encontre uma forma. Coisas de internet. Decidi enviar assim para não perder o timing. Abraços. José Luis Fernandes, seu amigo de voos.

      Excluir
    3. Certo Sylvio. Estava tentando me identificar mas como não estou familiarizado com esse trem decidi mandar como anonimo mesmo para não perder o momento.. Mas agora acho que deu certo. Abraços;

      Excluir
    4. Valeu queridão. Mas agora entrou com perfil e tudo. Abração e obrigado de novo pela "audiência".

      Excluir
  2. Acho q todos nós temos direito à privacidade,mas ,qdo se tratam de pessoas públicas,fica difícil!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho. Mas, até como jornalista, acredito que o direito à privacidade não se sobrepõe ao direito à informação e, muito menos, da liberdade de expressão. E que os excessos sejam punidos com rigor. Obrigado por comentar meu blog Patrícia.

      Excluir